01.01.23    Avyakt Bapdada     Portuguese Murli     26.03.93     Om Shanti     Madhuban


No Ano Avyakt, tornem sua meta e qualificações iguais


Hoje, BapDada incorpóreo e sutil estão vendo as almas brahmins mais elevadas em suas formas sutis e corpóreas. Todos vocês – almas que estão pessoalmente diante do Pai, em suas formas corpóreas – e os filhos que estão em suas formas sutis, também estão diante de Baba. BapDada está satisfeito em ver ambos. Todos vocês têm um pensamento e entusiasmo em seus corações: que todos vocês se tornarão iguais ao Pai, do corpóreo ao sutil e do sutil ao incorpóreo. BapDada está vendo essa meta e as qualificações para ela em todos. O que é visível? A meta da maioria é muito boa e determinada, mas as qualificações para isso às vezes são determinadas e às vezes comuns. Trazer igualdade na meta e nas qualificações é um sinal de se tornarem semelhantes ao Pai. Há alguns que assimilaram 99% de sua meta e todo o restante é numérico. No entanto, até que ponto vocês assimilaram as qualificações constante e facilmente, de forma natural, e fizeram disso parte de sua natureza? Nisso, a minoria de vocês conseguiu em até 90%. Todos os demais são numéricos. Então, por que há uma diferença na meta e suas qualificações e em tornar essas qualificações naturais e parte de sua natureza? De acordo com a hora, de acordo com as circunstâncias, de acordo com os problemas, alguns filhos, ao se empenharem, tornam iguais sua meta e as qualificações para ela, mas agora é necessária uma maior atenção para torná-las naturais e parte de sua natureza. Vocês estão comemorando este ano como o ano de se estabilizarem no estágio de um anjo avyakt. BapDada fica satisfeito em ver o amor e o empenho dos filhos e também canta a canção: Wah filhos! Wah! Junto com isso, Ele também deseja ver a igualdade entre a meta de todos os filhos e as qualificações para ela. Todos vocês também querem isso, certo? O Pai quer isso, vocês também querem e, então, o que vem no meio? Vocês também sabem disso muito bem. Vocês realizam workshops entre si, não é mesmo?

BapDada viu um aspecto especial para haver uma diferença entre a meta e suas qualificações. Quer vocês se tornem um anjo sutil ou incorpóreos, a base principal para tornar isso constantemente sua natureza natural é tornar-se sem ego. Existem muitos tipos de ego. Quando vocês falam, há uma frase principal, que é “consciência de corpo”, mas há muita expansão da consciência de corpo. Uma é a consciência de corpo na forma grosseira, que muitos filhos não têm. Se houver atração por corpos – seja pelo seu próprio corpo ou pelo dos outros – isso também é consciência de corpo. No entanto, alguns filhos foram além dessa forma grosseira. Eles podem não ter arrogância ou apego às formas corpóreas de um modo grosseiro, mas em relação aos seus corpos, eles têm sanskars especiais, intelectos especiais, virtudes especiais, talentos especiais ou poderes especiais. O ego dessas coisas – ou seja, a arrogância, o júbilo e o autoritarismo – é arrogância sutil do corpo. De todos esses tipos sutis de arrogância, se houver algum tipo de arrogância, então, nem vocês podem se tornar anjos sutis de forma natural e constante, nem podem se tornar incorpóreos, porque os anjos sutis também não têm nenhuma consciência de corpo. Eles são leves e luminosos. A arrogância de seus corpos não permite que vocês se tornem incorpóreos. Todos vocês prestaram uma atenção muito boa este ano. Há ânimo e entusiasmo; há um desejo muito bom; vocês também querem isso, mas prestem mais atenção, por favor. Verifiquem: Será que algum tipo de ego ou arrogância muda a forma natural de vocês para a forma de alguém que se esforça? Será que ainda resta um traço de uma forma sutil de ego que pode surgir de acordo com a hora ou mesmo, às vezes, de acordo com o serviço que vocês fazem? Pode ser apenas um traço, mas ele os enganaria naquele momento específico. Portanto, o desejo de BapDada é que vocês alcancem sua meta para este ano.

À medida que prosseguem, mesmo que vocês não cometam um erro específico em um determinado dia ou em um determinado momento, às vezes vocês experimentam não saber por que não há a felicidade que deveria haver naquele dia ou naquele momento. Vocês não sabem por quê em alguns dias há solidão, desesperança ou de repente uma tempestade de pensamentos inúteis. Vocês fizeram a amrit vela, foram à aula, fizeram serviço, fizeram seu trabalho e, então, por que isso está acontecendo? Qual é a razão? Ao verificar as coisas grosseiras, vocês entendem que não foi cometido um erro; mas que um traço de uma forma sutil de arrogância emerge. É por isso que vocês são incapazes de colocar seu coração em tarefa alguma. Há apenas desinteresse e vocês apenas se sentem tristes. Vocês então querem ir para um lugar de solitude ou pensam em dormir. Vocês querem descansar ou se afastar da família por um tempo. A razão de todos esses estados é a maravilha do vestígio de algo. Nem mesmo chamem isso de maravilha (kamal), mas chamem de tumulto (dhamaal). Ser completamente sem ego significa facilmente tornar-se sutil e incorpóreo. Às vezes, vocês não têm vontade de fazer nada. Vocês pensam: Será que esse será sempre o nosso cronograma? Tem de haver alguma mudança. Vocês chegam a esse estágio mesmo sem querer.

Ao se tornarem sem ego, vocês não vão querer descer dos estágios sutil e incorpóreo. Vocês terão a experiência de estarem imersos neles. Por quê? Seu estágio original é incorpóreo, não é? A alma incorpórea entrou nesse corpo; esse corpo não entrou na alma, mas a alma entrou nesse corpo. Então, sua forma eterna original é incorpórea, não é? Ou é de um ser corpóreo? O suporte de um corpo foi tomado, mas quem pegou esse suporte? Vocês, a alma incorpórea, tomaram o suporte de um corpo físico. Então, o que é original: a alma ou o corpo? A alma. Vocês têm certeza disso? É fácil estabilizar-se em seu estágio original ou no estágio de tomar suporte? O que é fácil?

A porta para a arrogância entrar é uma palavra. Qual é essa palavra? É a palavra “eu”. Pratiquem: sempre que a palavra “eu” for usada, tragam a forma original diante de si. Quem sou eu? Deveria ser a alma ou deveria ser “Eu sou tal e tal pessoa”? Vocês dão o conhecimento aos outros de como a palavra “eu” faz vocês voarem e como essa mesma palavra “eu” faz vocês caírem. Se, ao dizerem a palavra “eu”, sua forma incorpórea original é lembrada e isso se torna natural, então, esta primeira lição é fácil, não é? Portanto, verifiquem isso. Incutam este hábito. Assim que pensam “eu”, vocês se conscientizam de sua forma incorpórea. Quantas vezes vocês dizem “eu”? “Eu disse isso.” “Eu farei isso.” “Eu acho isto.” Vocês usam a palavra “eu” muitas vezes. Portanto, esta é a maneira fácil de se tornarem incorpóreos e sutis. Sempre que vocês usarem a palavra “eu”, deixem que sua forma incorpórea e original apareça instantaneamente diante de vocês. Isso é difícil ou fácil? Suas qualificações certamente se tornarão iguais à sua meta. Simplesmente usem este modo fácil de se tornarem sem ego e vejam. Deixem que esse “eu” da arrogância de seu corpo acabe. É a palavra “eu” que os leva à arrogância de um corpo. Se vocês se conscientizarem da forma do “eu, a alma incorpórea”, esta palavra “eu” os levará além de qualquer arrogância de corpo. Isto está certo, não está? Ao longo do dia, vocês provavelmente usam a palavra “eu” de 25 a 30 vezes. Vocês podem não dizê-la, mas provavelmente pensam nela. “Eu vou fazer isso, eu vou fazer aquilo.” Mesmo ao fazerem planos, o que vocês pensam? Ao terem praticado fazer algo tantas vezes, o que aconteceria com a consciência de sua forma de alma? Ela os tornaria incorpóreos. Tornem-se incorpóreos, tornem-se um anjo sutil, executem sua tarefa e, então, tornem-se incorpóreos novamente. Tenham um relacionamento com seus relacionamentos de carma. Não tenham nenhuma escravidão em um relacionamento. Ter arrogância do corpo significa ter alguma escravidão do carma. Ter um relacionamento com um corpo significa ter um relacionamento de carma. Há uma diferença entre os dois. Existe uma diferença entre aceitar o suporte desse corpo e estar sob a influência dele. Ao tomarem o suporte desse corpo, um anjo e uma alma incorpórea não terão nenhuma escravidão do corpo; eles terão um relacionamento, mas não terão nenhuma escravidão. Este ano, BapDada verá o resultado: até que ponto sua meta e qualificações para se tornarem anjos sutis, sem ego e incorpóreos estão se tornando iguais.

O sinal de grandeza é humildade. Quanto maior a humildade, mais automaticamente uma alma será grandiosa no coração de todos. Sem humildade, vocês não podem se tornar um máster doador de felicidade para todos. Humildade facilmente os torna sem ego. A semente da humildade automaticamente faz com que vocês alcancem o fruto de grandeza. Humildade é a maneira mais fácil de reivindicar as bênçãos do coração de todos. Uma alma com humildade recebe facilmente um lugar de amor no coração de todos. Humildade automaticamente os torna dignos de louvores. O sinal especial de que vocês se tornaram sem ego é a sua humildade. Há humildade em sua atitude, humildade em seu drishti, humildade em suas palavras e também humildade em suas conexões e relacionamentos. Não deveria ser que vocês digam: “Não estava em minha atitude, mas as palavras simplesmente surgiram”. Não, tudo o que estiver em sua atitude estará em seu drishti. Tudo o que estiver em seu drishti, suas palavras serão de acordo com isso e tudo o que estiver em suas palavras, também estará em suas conexões e relacionamentos. Tem que haver humildade em todos os quatro. Se houver humildade em três e não em um, haverá uma margem para permitir que a arrogância entre em vocês. Isso é conhecido como ser um anjo. Vocês entendem o que BapDada deseja e o que vocês desejam? Os desejos de ambos são os mesmos. Agora, que as ações sejam as mesmas.

Quais novos planos de serviço vocês farão para o futuro? Vocês já fizeram alguns planos e ainda têm de fazer mais planos. Seja para o futuro, seja para este ano, seja para os anos futuros, vocês dizem que para os planos futuros, vocês darão palestras, aumentarão os contatos e relacionamentos, terão programas grandes e pequenos; vocês pensam sobre isso. No entanto, de acordo com a presente velocidade do tempo, a velocidade do serviço também deve ser tão alta. Como isso vai acontecer? Vocês estão fazendo serviço pelas palavras, conexões e relacionamentos. Vocês também estão servindo com sua mente. No entanto, o que é necessário agora é que haja maior sucesso no serviço em um tempo menor. Sucesso significa resultados. A maneira de conseguir isso é que, junto com as palavras, primeiro tornem seu estágio e as vibrações de seu lugar poderosos. Por exemplo, que serviço suas imagens não vivas fazem? Elas satisfazem, com suas vibrações, muitos devotos. Elas fazem isso, não fazem? Os duplos estrangeiros viram seus próprios templos? Eles são seus templos, não são? Ou são os templos apenas do povo de Bharat? Eles são seus também. Suas imagens estão fazendo serviço. Então, de qualquer maneira, sirvam com palavras, mas agora façam tais planos que, junto com as palavras, criem tal método de servir com vibrações, de modo que as vibrações e as palavras executem uma tarefa dupla. As vibrações permanecem por muito tempo. Quando as pessoas ouvem palavras, muitas as esquecem, enquanto a impressão das vibrações dura mais tempo. Vocês experimentaram em suas vidas que qualquer tipo de vibração errada permanece em suas mentes e intelectos por muito tempo. Por quanto tempo duram essas vibrações erradas? Elas ficam dentro de vocês, não ficam? Naquele momento, as palavras são esquecidas, mas uma impressão é deixada em suas mentes e intelectos na forma de vibrações. Por quanto tempo vocês permanecem sob a influência dessas vibrações dos outros e interagem com essas pessoas com base nisso? Isso acontece, não é mesmo? Quer estejam certas ou erradas, as vibrações são removidas com grande dificuldade.

No entanto, para espalharem as vibrações espirituais, primeiro terminem com as vibrações inúteis em suas mentes e intelectos. Somente assim vocês conseguirão espalhar vibrações espirituais. Ao terem vibrações inúteis sobre alguém, vocês não podem espalhar vibrações espirituais. As vibrações inúteis tornam-se uma parede diante das vibrações espirituais. Não importa o quão poderoso o sol possa ser, se houver uma parede na frente dele, ou se houver nuvens, a luz do sol não pode passar. Assim, vibrações fortes são como uma parede e vibrações mais leves são como nuvens claras ou nuvens negras. Elas não permitem que as vibrações espirituais cheguem às almas. Muitas coisas podem ser capturadas no mar ao mesmo tempo por pessoas que lançam uma rede, e algumas pessoas espalham suas redes e fazem com que muitas pessoas pertençam a elas, ao mesmo tempo. Da mesma forma, as vibrações podem atrair muitas almas ao mesmo tempo. As vibrações criam uma atmosfera. Portanto, ao fazerem serviço no futuro, junto com sua atitude, façam serviço com suas vibrações e a velocidade será alta. Se, juntamente com as vibrações e a atmosfera, vocês fizerem serviço com palavras, vocês beneficiarão muitas almas ao mesmo tempo.

Para os programas, façam mais uso de um palco já preparado. Aumentem essa forma de serviço. Recebendo esta cooperação daqueles em contato, vocês podem expandir esse tipo de serviço. Aumentem a cooperação daqueles que são cooperativos, de qualquer maneira. Então, por serem cooperativos no serviço, eles automaticamente se tornarão yogis fáceis. Existem almas que não se tornam yogis fáceis imediatamente. No entanto, vocês devem continuar obtendo a cooperação deles, torná-los cooperativos e, ao avançarem dando cooperação, essa cooperação deles os tornará yogis. Portanto, tragam almas cooperativas para o palco do serviço. Façam uso da cooperação deles de uma forma valiosa. Vocês entendem o que têm de fazer? Mesmo que uma alma dê ou receba cooperação, essa alma avança facilmente com bênçãos instantâneas e se torna um instrumento para servir muitos outros.

Junto com isso, ao longo do ano, estabeleçam meses em que possa haver a prática de empenho especial para si e para desenvolverem poder elevado. Vocês chamam isso de tapasya, um retiro ou um bhatthi. Portanto, de acordo com cada país, estabeleçam dois meses para isso, de acordo com a estação: dois meses para tapasya, dois meses para pequenos programas, dois meses para grandes programas. Estabeleçam-no desta forma. Vocês não devem ficar tão ocupados fazendo serviço por 12 meses a ponto de não sobrar tempo para o autoprogresso. De acordo com o país e a estação daquele país, que haja um tempo especial para o seu próprio progresso, porque há momentos em que o serviço externo não é possível. Não fazer serviço durante todo o ano não é possível. Ter tapasya durante todo o ano também não é possível. Portanto, mantenham ambos em sua meta. Cada país, seja na Índia ou no exterior, pode fixar um horário de acordo com o seu lugar: um horário no qual o serviço e o autoprogresso possam acontecer simultaneamente.

Esta é a conclusão da estação deste ano. Há uma cerimônia no momento da conclusão e, em segundo lugar, em questões espirituais, um sacrifício é feito. Então, o que vocês sacrificarão? Sacrifiquem uma coisa especial com suas mentes e intelectos, não apenas em palavras. Não apenas leiam em voz alta, mas sacrifiquem aquilo com a mente e o intelecto e, então, vejam como ocorre o autoprogresso e o progresso no serviço em alta velocidade. Assim, a onda de hoje é sacrificar quaisquer vibrações inúteis por qualquer alma. Será que vocês conseguem sacrificar essas coisas ou ainda restará um pouco? Não pensem: “Essa pessoa é assim mesmo, então, as vibrações permanecerão.” Não importa como seja a outra pessoa, se vocês mudarem suas vibrações negativas e tiverem vibrações positivas, essa alma definitivamente mudará de negativa para positiva, porque enquanto houver essas vibrações inúteis na mente e no intelecto enquanto fazendo serviço, o serviço não poderá ser feito em alta velocidade. Com suas vibrações espirituais e sua atitude, enquanto sentados em algum lugar, vocês podem promover a transformação poderosa que desejarem, porque a atitude de alguém é como um foguete; é um foguete espiritual. Vocês podem chegar tão longe e a quantas almas quiserem com sua atitude, vibrações e atmosfera poderosas. Mesmo que eles estejam realmente errados, vocês não devem assimilar o erro deles. Vocês entendem que está errado, então, por que vocês assimilam o que está errado? Isso é shrimat? Uma coisa é entender. De todas as formas, sejam plenos de conhecimento, mas juntamente com serem plenos de conhecimento, sejam poderosos e não assimilem, mas terminem com aquilo. Uma coisa é entender, mas outra coisa é assimilar e outra coisa é terminar com aquilo. Vocês entendem que aquilo está errado e que isto está certo; que este é assim, mas não assimilem isso. Vocês sabem como assimilar, mas não sabem como terminar com aquilo. Conhecimento significa compreensão. Porém, uma pessoa sensata é aquela que sabe entender e também sabe apagar e transformar.

Nesta estação, ao longo deste ano, tornem suas mentes e intelectos absolutamente livres de desperdício. É isso que muda uma alta velocidade em uma velocidade comum. Portanto, este ano tenham a cerimônia de terminar com isso, ou seja, sacrifiquem. Tornem-se absolutamente limpos. Não importa como eles sejam, entendam-nos e perdoem-nos. Desenvolvam vibrações puras com sua atitude de bons votos e sentimentos puros. À medida que vocês se movem para o fim, essa atitude e essas vibrações aumentarão seu serviço. Assim, vocês conseguirão criar pelo menos novecentos mil muito rapidamente. Vocês entendem o que tem de ser sacrificado? Uma atitude inútil e vibrações inúteis. Vejam, então, como vocês se tornam um yogi natural e um anjo em sua natureza. Que haja um retiro para esta experiência. Que haja um workshop; não sobre “Como vai acontecer?”, mas “É assim que vai acontecer”.

Para aqueles que constantemente voam repetidamente com a fé e o júbilo de “Eu sou uma alma incorpórea”, para as almas humildes que alcançam grandeza com sua constante humildade, para todas as almas elevadas e humildes que tornam naturais seus estágios sutil e incorpóreo e suas natureza: muito, muito, muito amor e lembrança e namaste de BapDada.

Bênção:
Que vocês sejam ignorantes de qualquer conhecimento sobre desejo e permaneçam constantemente contentes com esta vida de morrer vivo.

Vocês, filhos, morreram vivos para estarem constantemente contentes. Onde há contentamento, há todas as virtudes e todos os poderes, porque vocês fizeram o Criador pertencer a vocês. Tendo encontrado o Pai, vocês encontraram tudo. Mesmo que coloquem todos os seus desejos juntos, vocês receberam milhões de vezes mais do que isso. Comparado a isso, os desejos são como uma lâmpada diante do sol. Nem vamos falar da questão de surgir algum desejo, vocês não podem sequer ter uma pergunta sobre nada como um desejo. Vocês são plenos de todas as aquisições e, por isso, são ignorantes de qualquer conhecimento sobre desejos e são uma joia constante de contentamento.

Slogan:
Aqueles cujos sanskars são fáceis conseguem se moldar a qualquer situação.